Tipos de climatizadores evaporativos

Tipos de climatizadores - dúvidas

É importante que saibamos os tipos de climatizadores e o tipo de uso que pode ser dado a cada um, pois só assim será possível evitar erros de planejamento ou mesmo impedir a utilização de um modelo não tão moderno para uma dada aplicação. Primeiramente, precisamos classificar o climatizador com base no seu local de uso:

  • industrial; ou
  • residencial.

Além deste tipo de classificação, também podemos classificá-los segundo suas características que dizem respeito a como são fixados ao ambiente a ser climatizado:

  • climatizador de teto, telhado ou axial;
  • climatizador de parede; e
  • climatizadores móveis ou portáteis.

Agora que já sabemos do que iremos tratar, seguem esclarecimento sobre casa tipo de climatizador.

Climatizador industrial

Climatizadores industriais são nada mais do que climatizadores evaporativos de grande porte, preparados para climatizar grandes ambientes como galpões e indústrias, os quais possuem uso intensivo de máquinas ou aglomeração de seres vivos, sejam eles pessoas ou até mesmo animais.

Climatizador evaporativo residencial

Por serem utilizados em residências, geralmente são climatizadores de menor potência, afinal não precisam estar funcionando por muito tempo e seu fluxo de pessoas é reduzido. Estes climatizadores são mais utilizados em áreas de apoio, apenas para refrescar os presentes, sem o intuito de preservar alimentos, garantir a saúde de trabalhadores ou resfriar máquinas.

Por terem como objetivo apenas amenizar o calor ambiente, alguns climatizadores residenciais promovem a fabricação de névoa com a aspersão de gotículas de água, sendo que este sistema já foge da proposta dos climatizadores evaporativos.

Climatizador de teto, telhado ou axial

Estes são os melhores tipos de climatizadores em decorrência da sua versatilidade e qualidade. Fato curioso é que, embora sejam considerados de teto, também podem ser instalados na parede com a utilização de dutos sendo assim os climatizadores ideias para todos os tipos de aplicações, pois além dessa versatilidade, são os de projeto mais moderno, silenciosos, econômicos e duráveis.

Climatizador de parede

Climatizador evaporativo de parede

Climatizador evaporativo de parede. Não recomendamos estes tipos de climatizadores: perdem em estética e têm considerável nível de ruído.

Estes sim, como o próprio nome diz, só podem ser instalados na parede, sendo menos versáteis do que os climatizadores axiais. Outra desvantagem destes climatizadores é o elevadíssimo nível de ruído que produzem, pois utilizam hélices pouco modernas quando comparados aos modelos de teto há pouco explicados.

Climatizadores móveis ou portáteis

Climatizador evaporativo móvel

Climatizador evaporativo móvel

Os climatizadores residenciais são geralmente portáveis ou móveis. Pela mobilidade, possuem menos capacidade de vazão de ar e o seu reservatório de água nem sempre é abastecido de forma automática. Alguns de maior potência são utilizados em eventos a céu aberto.

Já sabe o climatizador ideal para a sua aplicação?

Agora que conhece todos os tipos de climatizadores evaporativos, você já está preparado para fazer a sua compra ou encomendar o seu projeto. Disponibilizamos uma equipe especializada para atendê-lo via e-mail, telefone e formulário.