Preciso de um climatizador evaporativo?

Duto para climatização industrial

Duto para climatização industrial

Essa é a pergunta que a maioria dos nossos clientes já se fez algum dia. Existem várias formas de observar se a sua empresa, industria, evento, academia ou outra aplicação se beneficiará do uso de climatizadores evaporativos e/ou industriais. Veja algumas questões importantes que serão analisadas por este artigo:

  • financeiras;
  • legais;
  • ambientais; e
  • de saúde.

Desde já, salientamos que todas essas questões se refletem, quando minuciosamente analisadas, em efeitos econômicos, como passaremos a discorrer.

Questões financeiras

Quando se utilizam climatizadores evaporativos, o ganho financeiro direto se dá com a economia de energia elétrica, pois o sistema evaporativo não utiliza gases como os de condicionadores de ar comum, sendo um sistema simples e econômico. Este sistema de climatização também ajuda alguns tipos de máquinas a economizarem energia.

Além do baixo consumo energético, por ser um sistema de funcionamento simples, a sua manutenção é mais barata, o que gera um economia de médio a longo prazo. É possível repor facilmente algumas peças dos climatizadores individualmente, o que gera ainda mais economia.

Questões legais

Além da legislação específica que rege algumas atividades, sendo imprescindível segui-la para evitar multas ou até mesmo a paralisação das operações do empreendimento, existe legislação mais geral que rege ambientes de trabalho, como a Norma Regulamentadora 17 (NR17), a qual está bem explicada em nosso artigo sobre implicações legais. Então é importante ver se sua atividade precisa de climatização para o funcionamento dentro das normas legais.

Questões ambientais

Climatizador evaporativo e sustentabilidade

Climatizador evaporativo e sustentabilidade

Uma empresa sustentável está alinhada com o que é mais moderno no cenário atual e mostra que se preocupa com o meio-ambiente e a repercussão de suas atividades para todos que estão ao seu redor. Os climatizadores evaporativos consomem menos energia e não utilizam gases nocivos à camada de ozônio.

Questões de saúde

Aqui mais benefícios proporcionados pelos climatizadores: eles limpam, umidificam e resfriam o ar. Ar mais limpo e úmido é mais saúde para os funcionários, pois tem menos poluentes nocivos e menos fungos e bactérias. São benefícios diretos aos trabalhadores que como consequência aumentam a produtividade dos mesmos, possuindo retorno financeiro.

Tinha dúvidas antes de ler este artigo?

Pois bem, são tantas qualidades que acreditamos que você está cada vez mais convencido de trocar seu sistema de climatização convencional por climatizadores evaporativos. Temos uma equipe preparada para te ajudar em qualquer outra dúvida que possa surgir; ou no desenvolvimento do seu próprio projeto de climatização. Consulte-nos, faça seus orçamentos e sane suas dúvidas.