Mitos sobre climatizadores evaporativos

Mitos do sistema de resfriamento evaporativo

Por total desconhecimento ou mesmo má-fé, algumas pessoas ou fabricantes de ar condicionado lançaram alguns mitos que persistem no folclore dos usuários mal informados. Visando desconstituir todos estes mitos e ajudar a donos de academia, lojistas, empresas, indústrias e outras aplicações que se beneficiam do sistema de resfriamento evaporativo, vamos atacar um por um os cinco maiores mitos:

  • Climatizador evaporativo não resfria, apenas refresca;
  • O sistema só funciona em locais a céu aberto;
  • Sistema com manutenção cara;
  • Climatizadores evaporativos não podem substituir ar condicionados;
  • Climatizadores lançam gotículas ou névoa.

1. Os climatizadores evaporativo apenas refrescam

Este mito está arraigado na maioria dos brasileiros em decorrência dos climatizadores portáteis de pequena capacidade encontrados em muitas das residências, os quais além de terem pouca potência e não renovarem o ar, também não possuem reservatório de água que se mantenha constantemente cheio para garantir o seu funcionamento satisfatório. Portanto este é um mito gerado por puro desconhecimento do verdadeiro sistema de resfriamento evaporativo.

2. O resfriamento evaporativo só funciona a céu aberto

Instalação de climatizador evaporativo em local coberto

Climatizador evaporativo em local coberto

Ocasionado pela falta de informação sobre o sistema evaporativo, este mito ganhou força, curiosamente, com a própria utilização do sistema em muitos eventos ou shows a céu aberto, o que acabou generalizando este tipo de aplicação como sendo a única disponível. Mesmo com a indevida generalização, este sistema tão econômico, saudável e ecológico, começa a conquistar empreendimentos em todo o país.

Ou seja, não podemos confundir ambiente “fechado“, com ambiente isolado, pois o primeiro permite a instalação de climatizadores evaporativos ou industriais com a devida exaustão (ou portas abertas), enquanto o segundo permite a utilização apenas de sistemas de climatização tradicionais. Talvez tenha sedimentado-se na crença popular que os locais de instalação de climatizadores evaporativos não poderiam ser cobertos.

3. Climatizador evaporativo tem manutenção cara

A manutenção do sistema evaporativo não é cara, pelo contrário, por ser um sistema com funcionamento simples, as peças de reposição são mais baratas. Aqui fazemos uma importante observação: quando o empreendimento utiliza climatizadores de referência, também economizará a médio e longo prazo, pois os custos de manutenção tendem a diminuir com a raridade de problemas relacionados a ferrugem, entupimento do distribuidor de água, apodrecimento da colmeia do climatizador etc; a maior parte das despesas será apenas com a limpeza periódica.

4. O sistema evaporativo não substitui condicionadores de ar

Este é o maior mito que impede a maioria das empresas de economizar na conta de energia elétrica. Caso seja bem planejada a mudança e com o auxilio de um especialista em climatização, a troca trará inúmeros benefícios. Para os que ainda temem a mudança, deixamos aqui um ótimo trabalho sobre a substituição de ar condicionado por climatizador evaporativo.

5. Climatizadores lançam gotículas ou névoa

Fique atento, pois este mito não passa de uma confusão com outro tipo de sistema. Os climatizadores evaporativos são diferentes dos climatizadores por aspersão de água, estes sim que lançam partículas no ambiente, como névoa ou gotas d’água. O sistema de resfriamento evaporativo deixa o ambiente mais frio sem molhar máquinas ou incomodar pessoas mais sensíveis.

Agora que conhece a verdade: economize

Agora que foram desfeitos todos os mitos que te impediam de economizar no seu galpão, academia, empresa, evento ou outra aplicação, disponibilizamos uma equipe especializada para dimensionar o seu projeto para trocar o seu ar condicionado por um climatizador evaporativo.

Se antes não tinha certeza da possibilidade de mudança, agora nos colocamos à disposição através de vários canais de atendimento: e-mail, telefone, formulário e solicitação de ligação!