Funcionamento dos climatizadores evaporativos

Antes de explicar detalhadamente o funcionamento de um climatizador evaporativo, é importante lembrar que a forma que ele trabalha tem como grande benefício a possibilidade de se deixar portas e janelas abertas (ou outra forma de exaustão). Isso é importante por diminuir os custos com portas automáticas (o que não ocorre com a utilização de condicionadores de ar) e possibilitar o fácil acesso de clientes, máquinas ou pessoas, dependendo, claro, da aplicação do sistema de climatização.

Entra ar quente e sai ar frio, limpo e úmido

Diferentemente dos aparelhos de ar condicionado – que utilizam sempre o mesmo ar, que fica circulando no ambiente –, os climatizadores evaporativos aspiram o ar externo através de seus ventiladores e o umidifica na medida certa, tornando o ar mais frio e saudável.

O responsável por esta umidificação na medida certa é o chamado painel evaporativo, que é nada mais do que camadas de papel kraft de alta qualidade, poroso e ondulado. Este papel é impregnado com uma resina especial para conferir a ele a rigidez necessária para que sejam formados blocos, comumente chamadas de colmeias.

Uma bomba é responsável por sempre repor a água que evaporou junto com o fluxo de ar, sendo esta sistemática de evaporação e reposição que dá nome ao sistema: resfriamento evaporativo.

Funcionamento de um climatizador evaporativo

Funcionamento de um climatizador evaporativo

Já dá pra perceber que o sistema não utiliza nenhum tipo de gás refrigerante, sendo totalmente ecológico e também mais econômico, pois a energia utilizada serve apenas para rodar o ventilador, pois a água é distribuída na colmeia do climatizador evaporativo através de sua pressão.

Como o ar externo é resfriado

Quando o ar quente entra no sistema e com pouca umidade, o painel evaporativo o umidifica provocando uma redução na sua temperatura. Quanto menos úmido o ar externo, maior o poder de resfriamento do sistema evaporativo. Outra causa do resfriamento do ar entrante tem a ver com a pressão do ar externo, que, assim como a umidade relativa, muda de local pra local.

Tabela de redução na temperatura

Abaixo temos a redução de temperatura possível, lembrando que esta tabela não é um retrato fiel da realidade, pois a temperatura final no ambiente climatizado depende da carga térmica, da temperatura do ar insuflado e da vazão (consulte nossos especialistas para maiores informações).

Temperatura de entrada do Ar 25°C 32°C 37°C
Umidade Relativa Redução de Temperatura
30% 8,5°C 9,5°C 11,0°C
40% 7,0°C 8,0°C 8,5°C
50% 5,5°C 6,5°C 7,0°C
60% 4,5°C 5,0°C 5,5°C
70% 2,5°C 2,5°C 3,0°C

Ajudamos você na aquisição do seu climatizador

Não é fácil lidar com tantas variáveis na hora de fazer o seu projeto ou comprar um climatizador evaporativo para a sua aplicação. Caso tenha dúvidas, te ajudamos no seu orçamento ou no seu projeto. Entre em contato conosco e surpreenda-se com nossos preços!