GUIA: como comprar um climatizador evaporativo

Talvez este seja um dos artigos mais importantes de todo o site, afinal ninguém quer ser enganado! A escolha errada do seu climatizador evaporativo pode trazer prejuízos financeiros para o seu negócio e tirar, literalmente, o seu sono, como iremos explicar. Apresentamos aqui um check-list de itens a serem verificados no ato da compra:

Sistema de comando e funcionamento de climatizador industrial

Sistema de comando e funcionamento de um climatizador evaporativo industrial

  • Nível de ruído emitido pelo aparelho;
  • Qualidade do distribuidor de água;
  • Qualidade do motor;
  • Sistema de controle.

Ruído emitido pelo aparelho

Ninguém gosta de barulho, principalmente se estamos lidando com atividades que requerem concentração, assim, ao comprar o seu climatizador, observe o nível de ruído emitido pelo seu aparelho. Nós, do Guia do Climatizador, trabalhamos apenas com máquinas modernas que emitem baixíssimos níveis de ruído, de no máximo 55 dB, evitando, inclusive, problemas com as normas trabalhistas, como já explicado em outro artigo: “Climatização de ambientes e as implicações legais“.

Além de emitirem menos ruídos, as hélices dos aparelhos que fornecemos a nossos clientes são mais eficientes, economizando energia elétrica. Fique atento, algumas fabricantes vendem climatizadores com grandes hélices, pouco eficientes e que produzem altíssimos níveis de ruído, de até 75 dB.

Qualidade do distribuidor de água

Distribuidor de água de climatizador evaporativo

Distribuidor de água de qualidade – Smart Air

Verifique a qualidade do distribuidor de água da sua máquina, pois muitas empresas, no intuito de economizar, utilizam simples canos em PVC que facilmente entopem. O entupimento pode encarecer custo efetivo do aparelho devido a quantidade de manutenção requerida em curtos espaços de tempo.

Qualidade do motor

Não raro, algumas fabricantes de climatizadores evaporativos trabalham com motores de qualidade duvidosa, feitos de materiais que se enferrujam e precisam de manutenção constante – em alguns casos a vida útil do aparelho evaporativo é drasticamente reduzida. Prefira motores blindados em alumínio, um material de maior qualidade, leve e durável.

Sistema de controle

Observe com cautela o sistema de controle do climatizador evaporativo que pretende adquirir, atentando-se para:

  • O número de velocidades (trabalhamos com climatizadores de 12 velocidades, que se adaptam ao seu ambiente);
  • a existência de programação de auto-desligamento;
  • a possibilidade de programação para drenagem; e
  • auto-limpeza com inversão de vento, evitando assim o acúmulo de poeira na placa de resfriamento.

O que fazer depois da escolha de um climatizador de qualidade?

Bem, vem a parte de dimensionamento da quantidade de climatizadores que serão utilizados, o que depende do tamanho do ambiente a ser climatizado e também de outros fatores relevantes, dentre eles a umidade relativa do ar externo e o que se pretende resfriar.

Como trabalhamos apenas com climatizadores de qualidade, atendendo a todos os itens supramencionados, nos disponibilizamos através de nossos especialistas para dimensionar e entender a sua necessidade, te auxiliando em uma compra eficiente. Entre já em contato com a nossa equipe, seja por e-mail, telefone, formulário ou solicitação de ligação.